quarta-feira, 21 de maio de 2008

O envelhecer de uma vida...

...com certeza não significa ter rugas e cabelos brancos.
A maioria das pessoas, quando são jovens, que tem a pele lisinha (ou no máximo cheia de espinhas), tem uma vida inteira pela frente, são constatemente "cantadas" (muito mais as meninas do que os meninos) e etc, não pensa na hora de envelhecer.
Velhos, idosos, vô e vó.
A gente nem consegue imaginá-los com a nossa idade.
Há muitas diferenças entre uma pessoa velha e uma pessoa nova, tanto físicas como psicológicas.
Muitas vezes, achamos que os idosos só falam besteiras, são ultrapassados.
Muitas vezes eles realmente estão falando besteiras, mas que são apenas o modo de eles pensarem, e que, na época deles não era tão besteira assim.
Imagina tu aprenderes por 60 anos a mesma coisa.
E depois de 60 anos aprendendo essa coisa, vem um pirralhinho de merda te dizer que isso é ultrapassado e que tu estás errado.
Pois é, tu, provavelmente, não iria mudar o modo de pensar.
E, é, geralmente, isso que acontece atualmente.
Chegar aos 80 anos deve ser uma coisa, primeiramente, difícil. Com a violência, e tudo o mais, a morte de alguns jovens é realmente muito adiantada.
Depois, cara, imagina reunir 80 anos de informações, opiniões, coisas feitas, coisas a fazer, realizações, erros, lembranças.
É Fantástico!
Se nós, de 13-20 anos já achamos que somos os caras, imagina eles.Porra, 80 anos de vida não é pra qualquer um.
Apesar disso tudo, eles também sentem dor, medo, e nem tudo é perfeito.
(o ser humano nunca está satisfeito, sempre quer mais daquilo que tem)
Então da próxima vez pense bem antes de desprezar um idoso.
Antes de dizer que são burros, ou ultrapassados.
Com certeza, por mais "das grota" que eles sejam, têm muito mais experiências de vida.





Um beijo enorme pra minha vó que mora em Santa Catarina.
Tô com muita saudade, vó!
E outro igualmente gigante para minha vó aqui de Porto Alegre mesmo, mas que faz tempo que não vejo.
E um obrigada a tudo que elas já me ensinaram.

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, os velhos são fodas. Minhas avós e em especial meu bisavô na verdade. Quando eu digo, eu amo os velhos na verdade eu quero dizer que eu amo meus avós, e meu bisavô, já falecido.
Eu acho que até os 50 eu já cansei de viver... atri


Aliás, obrigado por me comprimentar com um sinal de positivo hoje.

Grazi. disse...

eu morava com os meus avós em são paulo. é bem complicado o conflito de gerações. mas nunca deixo de sentir saudades dos dois. saudades até de todas as vezes que a minha vó esquece o nome do matheus e chama ele de "coisinho" ou "mastropépe". haha
beijos! (;