terça-feira, 3 de junho de 2008

Cotas ¬¬

Sei que estou meio relapsa com o blog, perdão aos que ainda vem aqui.Estudos e estudos e mais estudos dá nisso né.Mas esse tema das cotas nas universidades tem sido muito abordado por várias pessoas no meu dia-a-dia. Ontem mesmo tivemos uma discussão (eu e meus colegas de cursinho) sobre isso, e a gota d'água foi um convite que recebi hoje para dar a minha opinião num site de jornalismo, em uma matéria sobre cotas.Então resolvi colocar aqui.

Sou contra qualquer tipo de cota em universidades.
É uma injustiça que uma pessoa faça 300 pontos, passe na prova do vestibular, enquanto uma que fez 600 não passe.
Cotas para negros, são a coisa mais ridícula que existe.Depois querem vir pregar a igualdade social!Conheço negros que não vão marcar as cotas na hora da inscrição, pois compartilham da mesma opinião que eu de que negros tem a mesma capacidade do que brancos de passar num vestibular.
Para sermos todos iguais, deveríamos todos ter direitos e deveres iguais, independente de raça, posição social,religião, opinião!
Isso tudo é pura discriminação.
Para não falar de escolas públicas.Existem escolas públicas muito melhores que escolas particulares. E, mesmo assim, uma pessoa que quer estudar, não interessa se o ensino é bom ou ruim. Essa pessoa vai atrás, tenta, aprende, até conseguir. E mais uma coisa, quem não tem dinheiro nem para comer direito, como vai ter para pagar as apostilas, xerox e etc que qualquer universidade (até as estaduais) cobram que o aluno tenha para poder aprender?
Qualquer pessoa que realmente queira e se dedique passa em qualquer vestibular.E, principalmente, as cotas influenciam mais ainda a vontade de estudar as crianças e adolescente (que já é pequena). Afinal, agora todos os negros e estudantes de escolas públicas podem pensar assim: "Ah, estou dentro das cotas, preciso só fazer 300 pontos pra passar, nem vou estudar no ensino médio, então".



É compreensível que o governo queira aumentar a educação no Brasil, porque realmente, para sairmos desse drama diário que faz com que nossas casas não sejam nada mais que prisões, é a única solução.
Porém, que arrumem então formas decentes para isso.
Não ainda mais injustiça.

6 comentários:

Grazi. disse...

cara, eu concordo e até teria muita coisa pra acrescentar ai. até porque eu vi essa discussão de perto lá na faculdade, com os DCE´s. mas, sinceramente? cansei. realmente cansei de reinvindicar. perdi a voz em argumentos e conclusoes. mesmo se nos escutassem na frente na reitoria, nem um diálogo aberto conseguimos. ainda nao me conformo, mas nao me revolto. to partindo pro voto, esperando eleiçoes presidenciais futuras.

Anônimo disse...

"Qualquer pessoa que realmente queira e se dedique passa em qualquer vestibular" não é bem assim!
concordo em parte e discorde em partes do que tu falou mana! as vezes nem toda opinião da gente, por mais que tenha algum sentido é o que realmente é! ;)
"uiui, dei minha opinião num site de jornalismo" skoapksopaks
famozinha

Anônimo disse...

Cotas realmente sao abominaveis. Creio que nunca vou conseguir entender como que as cotas foram criadas para lutar contra a discriminação...Afinal, é como dizer que os negros nao tem a mesma capacidade que os brancos pra passar nas provas...Estão subestimando os eles!!! Os brancos bonzinhos dando uma vantagem pros negros pra ver se eles assim tem alguma chance de competir com nós...Racismo!!! Até pouco tempo eu ainda aceitava as cotas de escola publica, mas com algumas dicusões concordei que tambem sao completamente dispensiveis. Existem escolas publicas de altissima qualidade, e alem do mais o caminho para aprender depende exclusivamente da disposição e vontade de cada um.
Bem, taí a minha opnião, e no final das contas, só acabei postando aqui pra contradizer o comentário "pré-conceituoso" da dona desse blog, que me julgou como "nao tendo cara de quem deixa comentários nesse tipo de coisas" ¬¬', e assim deixo claro aqui que qualquer tipo de julgamento antecipado provavelmente acabará sendo erroneo.(Forcei um pouco, mas a idéia central é essa...) xP
Mas até que no final acabei gostando disso, portando aguardem futuros comentários meus aqui nesse blog. Prometo que, futuramente, serão mais construtivos,e se possível, mais sucintos. Aguardem!

Filipe disse...

então as pessoas que estudam nessas escolas particulares ruins deveriam ter a noção que estão gastando dinheiro a toa!

alguma coisa desses argumentos são interessantes, mas não conconrdo com todos!
qualquer pesso que estuda na ufrgs sabe o quão elitizada é a faculdade!
e pode até ser que se a pessoa queira memso, ela passe, mas se uma pessoa cresce a vida inteira sem uma educação decente, como esperar que a mesma teha vontade de ir atrás?! E por que quem está em escola publica tem que ir atrás, e quem esta em escola privada tem tudo ali, a disposição!

sou contra as cotas étnicas, porém a favor, ao menos a curto prazo, das cotas para estudantes de escola pública. Mas a solução mesmo está na base da educação! e não no topo!
melhorar a qualidade do ensino basico e médio, para que o ensino superior esteja disponível a todos!

sou cotista \o/ e se não fosse perderia minha vaga para um outro XD
saber uilizar as regras do concurso tbm faz parte da seleção do vestibular >XD

Maryna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

BOA PORRA!!!CONCORDO PLENAMENTE!!!
ISSO É UMA COISA DE GOVERNO CORRUPTO!!!
ABAIXO A DITADURA PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!